terça-feira, 29 de junho de 2010

Praticantes de esportes radicais contam com nova estação meteorológica



Os praticantes de voo livre e navegação esportiva têm agora um importante aliado: a estação meteorológica do Clube de Voo Livre do Litoral Paulista (CVLLP). O equipamento está instalado em uma das antenas do Morro do Voturuá, em São Vicente, com base operante na sede do clube. As informações, atualizadas todos os dias das 8 às 21 horas, ficam disponíveis no site da entidade.

A antena coleta os dados e na base um equipamento se encarrega de traduzi-los em informações: velocidade e direção do vento, temperatura, umidade relativa do ar e pressão barométrica. Possui também sensor pluviométrico, além de traçar um comparativo entre as temperaturas externa e interna.

"É um mapa completo do microclima da região. A maioria das previsões é geral, aqui temos detalhamento com precisão", disse Diogo Rendeiro, diretor do Clube de Voo Livre.

Rendeiro explica que entre 60% e 70% dos 200 associados do clube moram em São Paulo. Muitas vezes desciam a Serra do Mar para descobrir que não havia vento ou condições de voo. Com a estação, isso muda completamente.

"Temos um software que traduz as informações de um programa mais complexo para o site. No twitter e facebook, as atualizações acontecem de hora em hora automaticamente", completou. Com isso, os praticantes do esporte monitoram pela internet a evolução das condições de voo.

Para decolar, os quadrantes necessários do vento são de sudoeste para o leste e de sul para sudeste. Também, pressão barométrica baixa e vento com velocidade de no mínimo 15 km. De qualquer computador o praticante poderá checar se tais condições se apresentam.

A estação dispõe ainda da Escala de Belfort. Os dados gerados informam a ação do vento no mar, o que é útil para a prática do surf.

Público em geral

O diretor do clube frisa que as previsões podem ser consultadas por moradores de Guarujá, Cubatão, Santos, São Vicente e Praia Grande ­ cidades de abrangência da estação.

"A pessoa responsável pela instalação do equipamento disse que isso de deixar aberto ao público é inédito. Nenhum clube faz isso. Na verdade é um serviço que prestamos para a região", afirmou Rendeiro.

O clube desembolsou entre R$ 9 mil e R$ 10 mil para ter a estação, importada dos Estados Unidos. Ao que parece, o investimento já mostra resultado: em menos de 20 dias, o site teve três mil acessos.

A segunda etapa da estação se concretizará por meio da instalação de outra estação, na parte de baixo do Morro. O objetivo é cruzar as informações para conseguir uma precisão ainda maior.

Um comentário:

Seguidores